sábado, 28 de junho de 2014

NASA cria animações do vapor de água atmosférico


Saber onde o vapor de água se encontra na atmosfera é um dos muitos fatores usados na previsão do tempo. O projeto GOES da NASA/NOAA acaba de criar duas novas animações baseadas em dados de satélite para visualizar o movimento da umidade sobre o atlántico e o pacífico leste.

Observações do NOAA GOES medem a temperatura do ar em Kelvin nas diversas camadas da atmosfera.

"As faixas de temperatura são colorizadas nas animações, a cor magenta indica onde ar limpo e seco penetra mais baixo na atmosfera," diz Dennis Chesters, o cientista de vôos do projeto do programa NASA/NOAA GOES no Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland. "Essas animações seguem os ventos secos em altitudes médios que de outras maneiras não seriam visíveis aos meteorologistas."

As animações também fornecem informações dos ventos em regiões sem nuvens que podem se utilizados por pilotos e para melhorar as previsões meteorológicas em longo prazo. É criada uma imagem cada três horas a partir de varreduras do disco inteiro dos cinco dias anteriores.

Os meteorologistas usam imagens do vapor de água para analisar a localização e movimentação da umidade nas camadas médias e altas da atmosfera. Os instrumentos de satélite tais como os do GOES detetam vapor de água pelo espectro infravermelho nos comprimentos de onda entre 6,7 e 7,3 micrômetros. O vapor de água visto nessas faixas de infravermelho se encontra nas camadas altas e médias da troposfera, onde os ventos são dominados por massas de ar de grande volume.

Chesters criou as animações a partir de dados dos dois satélites GOES para criar animações do vapor de água sobre o atlântico e o pacífico leste. As animações são criadas usando os dados do GOES na faixa de 6,7 mícrons. Chesters ressalta que em 6,7 mícrons se enxerga apenas até a metade superior da atmosfera, aproximadamente a altitude onde voam os aviões comerciais.

Os satélites GOES-East (GOES-13) e GOES-West (GOES-15) estão em órbitas fixas sobre a terra, com uma separação de 60 graus, e fornecem imagens dos sistemas atmosféricos sobre o atlântico e do pacífico.

Os satélites GOES colhem imagens de disco inteiro de um lado da terra nas direções leste e oeste das Américas a cada três horas, produzindo oito visualizações diárias das nuvens do hemisférios oeste. Sobreposta a mapas, a série temporal fornece uma visão do tempo em larga escala. Na ausência de nuvens usa o canal de vapor de água para rastrear os ventos na alta atmosfera.

Em regiões com ar seco as cores aparecem mais quentes e brilhantes por causa da penetração maior na atmosfera. As beiras dessas regiões mais secas frequentemente contêm as correntes de jato e turbulência entre as massas de ar. Identificar as correntes de jato é de importância para a aviação comercial.

As correntes de jato podem tanto ser úteis como detrimentais para os pilotos, a aviação usa essas imagens para ajustar as rotas de vôo. As correntes de jato são correntes de ar horizontais ou tubulares em grande velocidade geralmente se movimentando de oeste para leste.

Os aviões se aproveitam voando a favor da corrente recebendo uma ajuda. Voando na direção contrária gasta mais combustível, demora mais e pode ser turbulento.

Outro benefício das animações é que servem para rastrear os ventos da atmosfera média sobre os oceanos, onde não é possível usar sondas em balões. "Em consequencia, os 'ventos de vapor' globais são estimados pela movimentação dessas características e utilizados nos modelos numéricos do clima para melhorar as previsões de longo prazo," diz Chesters.

"Por exemplo, a região seca entre Hawaii e o sul da Califórnia ocasionalmente forma um redemoinho que entra sobre o continente e pegaria de surpresa os EUA de sudoeste se não fosse pelo GOES-West o ter detetado."

Para ver as animações do GOES visite a página de NASA/GOES e clique em "Upper-air water vapor movie" (Animação do vapor atmosférico). As animações podem ser baixadas, e são atualizadas a cada hora.

NOAA gerencia o programa GOES, estabelecendo reqerimentos, financia e distribui dados de satélite ambientais para os Estados unidos. NASA Goddard solicita e gerencia o projeto, desenvolvimento e lançamento dos satélites da NOAA em regime de reembolso de custos.

As animações podem ser vistas em: http://goes.gsfc.nasa.gov/goescolor/goeswest/overview2/movie/watervapor_overviewwest.gif

**************************************************

O tradutor é técnico em eletrônica, tendo trabalhado com instrumentação industrial, automação e controle de processo, programação de computador e supervisão de equipe de montagem. Fora o português tem fluência total em inglês e sueco. Faz traduções técnicas desde 2005.

Informações de contato se localizam em
http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Tradutor-Guaiba e
http://guaiba.olx.com.br/traducoes-ingles-portugues-e-sueco-iid-617619640

Nenhum comentário:

Postar um comentário